top of page
Foto do escritorGuia Holistico Fortaleza

Confira 3 passos que podem te ajudar a criar a realidade que você deseja viver

Atualizado: 26 de mai. de 2021



Em tempos de pandemia, isolamento e medo é comum pararmos para pensar em como chegamos nessa situação, o que nós, seres humanos, fizemos para estarmos onde estamos. Ansiamos também pela hora que poderemos nos despedir das máscaras e do álcool em gel e voltar a dar abraços apertados e calorosos, porém sabemos que muitas mudanças vieram para ficar e corre aos quatro ventos a notícia de que viveremos um novo normal, mas você já parou para pensar no que você gostaria de encontrar nesse novo normal?


Estamos sempre acreditando que as desigualdades, as injustiças sociais, a devastação ambiental e tudo o mais que julgamos ser ruim é sempre responsabilidade do outro e que não temos poder para mudar isso, porém se pararmos para refletir e observar, tudo está interconectado e qualquer ação, por menor que seja, gera reflexos na sociedade e no planeta, portanto, todos nós temos o poder de criar o mundo que queremos.


Confira os 3 passos para criar o mundo que você deseja

Claro que não dá para falar sobre a construção de um novo mundo, como se fosse uma receita de bolo, mas existem alguns passos que podem ajudar nessa caminhada.


1. Reflita sobre o que você quer

Para criar um “novo normal” dos seus sonhos, comece pensando no que você gostaria que existisse nesse novo mundo. Elenque 3 temas principais e anote para fortalecer o seu desejo e dar clareza se é aquilo mesmo que você quer. Em seguida, para cada um dos temas liste o que você, enquanto indivíduo faz atualmente para que esses sonhos se concretizem e o que faz que te distanciam dele. Em uma outra página, liste o que você poderia fazer para te aproximar desse objetivo e reflita para cada um deles qual o nível de dificuldade é para alcança-los e que nível de disposição você tem para realiza-los.




2. Observe as suas decisões

Tenha sempre essas ações em mente e comece o exercício de sempre observar suas decisões, mesmo as menores como uma compra no supermercado ou o restaurante que decidir ir e se pergunte se essa escolha te aproxima ou te afasta da realização do mundo que você quer criar.

Esse processo de reflexão e auto-observação nem sempre é fácil de fazer já que, muitas vezes, vivemos em uma rotina muito dinâmica onde o tempo é escasso e a maioria das nossas ações acontecem no piloto automático, mas essa pausa para analisar e decidir é fundamental para que a nossa vida possa mudar.




3. Faça escolhas conscientes

À medida que você vai tomando consciência das suas escolhas e entendendo se elas te aproximam da realidade que você quer viver ou te afastam dela, você automaticamente vai mudando as suas decisões e gerando um impacto, que mesmo de forma pequena, reflete o todo e pode inspirar aqueles que estão ao seu redor.



Colocando em prática

Para dar um exemplo, vamos imaginar que queremos um mundo com menos desigualdades e mais justiça social. Ao decidir ir no supermercado, opte pelos mercadinhos pequenos ao invés das grandes redes, ao ir em um restaurante, decida ir naquele do seu bairro que você sabe que é dele que vem o sustento da família. Procure sempre consumir produtos de pequenas marcas, mas caso não seja possível, ao decidir comprar um item de uma grande marca, tente entender quais os projetos de responsabilidade social aquela empresa realiza. Apoie projetos que trabalhem com o empoderamento de comunidades mais vulneráveis e entenda que ações os governantes federais, estaduais e municipais fazem em relação às desigualdades.

Enfim, por mais que pareça que sozinhos não iremos chegar a lugar nenhum, tenha a certeza de que se continuarmos fazendo o que sempre foi feito jamais chegaremos aonde queremos. Como dizia Albert Einstein, “loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”.

Vamos juntos criar o novo normal que queremos.


43 visualizações0 comentário

تعليقات


Destaques
Banner - Noticias copy.jpg
Banner - Noticias copy.jpg
Banner - Noticias copy.jpg
bottom of page