Sustentabilidade: um produto que não se encontra na prateleira
Atualizado: 16 de mai. de 2021
Sustentabilidade não é uma nova mercadoria e sim uma nova forma de viver
Muito se tem falado sobre sustentabilidade. É a palavra do momento.
Artistas, pessoas comuns, governos e empresas frequentemente se intitulam sustentáveis e, que bom, o planeta está mesmo precisando ser lembrado. No entanto, é importante refletir se de fato estamos fazendo valer o sentido da palavra ou estamos apenas encontrando um novo alvo para um velho problema.
Como assim? Você deve estar se perguntando.
Hoje em dia não para de surgir produtos ditos sustentáveis. É canudo, copinho, ecobags, roupas, calçados, tudo ecologicamente correto. E nós, consumidores compulsivos que somos não nos conformamos em ter apenas um canudinho, precisamos ter um de cada cor, para combinar com o look, que por sua vez, é feito de tecido orgânico o que nos instiga a comprar todos os modelos. As ecobags, temos várias, de todos os tamanhos, cores e tecidos. Uma para cada ocasião, porque não dá para usar a mesma ecobag no mercado e na feira.
E é nesse contexto que a sustentabilidade é aclamada, aplaudida, querida. Virou moda, status. Porém, a sustentabilidade propriamente dita não é um produto que se encontra na prateleira. Ela requer uma mudança na nossa forma de pensar e de consumir.
Ela está relacionada a sobrecarga a que o planeta está submetido para dar conta do nosso consumismo desenfreado. Se mudamos os produtos que consumimos, mas não mudamos a nossa forma de consumir, estamos apenas transferindo o problema. E sim, é verdadeiramente importante que utilizem os plásticos dos oceanos para produzir tênis, mas é genuinamente sustentável não deixar que o plástico chegue até lá. É extremamente responsável consumir produtos que causem menos impacto na natureza ou que sejam reutilizáveis, mas é totalmente desnecessário fazê-lo em excesso, mais por impulso do que por necessidade.
Você deve está novamente se perguntando: Certo, mas e aí? O que eu faço agora? Se consumir produtos sustentáveis não é ser sustentável, o que é ser sustentável então? É realmente uma pergunta complexa, mas sem dúvidas a garantia da existência das gerações futuras depende do que consumimos hoje e, por isso, antes de comprar algo é sempre válido fazer uma reflexão:
eu realmente preciso desse item ou eu apenas quero tê-lo? Eu quero, de fato, ou estou seguindo uma regra social? Que consequências terei se não adquirir esse produto?
Chegada à conclusão de que, sim, é de fato importante para você obtê-lo, aí sim, você busca produtos sustentáveis, de preferência de pequenos comerciantes locais e a partir daí você consegue ter um vislumbre do que é ser sustentável, porque para sê-lo é necessário pensar no que temos, no que queremos e no que fazemos.
Comments